Exercício específico:
Em dupla, um atleta deve realizar o maior número de um determinado golpe em 15 segundos, e logo em seguida fazer uma recuperação ativa de 30 segundos. Nessa recuperação, um deve ficar puxando/empurrando/deslocando o adversário em pé, para que o exercício seja bem específico. Isso deve ser feito por 5 minutos, que é o tempo da luta.
Essa relação entre esforço e recuperação foi estabelecida por estudos que provaram que no judô, a média é de 14 segundos de esforço para 30 segundos de "descanso".
Teste de SJFT (Special Judô Fitness Test):
O objetivo do teste é avaliar a potência aeróbia e a capacidade anaeróbica.
O atleta avaliado deverá ficar entre outros dois atletas (de preferência da mesma categoria), e distante 3 metros de cada um deles. Ao iniciar o teste, o avaliado terá 15 segundos para correr de um "adversário" a outro, aplicando um golpe de arremesso, quantas vezes conseguir. Após 10 segundos de intervalo, inicia-se a segunda série, agora de 30 segundos. É dado mais 10 segundos de intervalo até iniciar-se a última série de 30 segundos. Ao término do teste é anotada a frequência cardíaca do atleta, e 1 minuto depois também.
Para avaliar o atleta, é feito o seguinte cáculo:
Índice = FCmáx + FC 1min pós-teste
Nº de arremessos
Assim, quanto menor for o índice obtido, melhor condicionado está o atleta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário