segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Aula dia 11/09 - Preparação Física JUDÔ

Exercício específico:

Em dupla, um atleta deve realizar o maior número de um determinado golpe em 15 segundos, e logo em seguida fazer uma recuperação ativa de 30 segundos. Nessa recuperação, um deve ficar puxando/empurrando/deslocando o adversário em pé, para que o exercício seja bem específico. Isso deve ser feito por 5 minutos, que é o tempo da luta.
Essa relação entre esforço e recuperação foi estabelecida por estudos que provaram que no judô, a média é de 14 segundos de esforço para 30 segundos de "descanso".

Teste de SJFT (Special Judô Fitness Test):

O objetivo do teste é avaliar a potência aeróbia e a capacidade anaeróbica.
O atleta avaliado deverá ficar entre outros dois atletas (de preferência da mesma categoria), e distante 3 metros de cada um deles. Ao iniciar o teste, o avaliado terá 15 segundos para correr de um "adversário" a outro, aplicando um golpe de arremesso, quantas vezes conseguir. Após 10 segundos de intervalo, inicia-se a segunda série, agora de 30 segundos. É dado mais 10 segundos de intervalo até iniciar-se a última série de 30 segundos. Ao término do teste é anotada a frequência cardíaca do atleta, e 1 minuto depois também.
Para avaliar o atleta, é feito o seguinte cáculo:

Índice = FCmáx + FC 1min pós-teste
                     Nº de arremessos

Assim, quanto menor for o índice obtido, melhor condicionado está o atleta.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012



AULA 28/08/2012 QUEDAS E PROJEÇÕES      

 Quedas:  de costas e de lado    Projeções: de braços e pernas;

      A aula iniciou com um alongamento  de membros superiores e inferiores, apo´s deram inicio  as atividades de quedas e projeções.

      A primeira atividade: Sentar, deitar e rolar:

     Correndo de forma lenta, para diversas direções, utilizando todo espaço da sala de lutas, conforme o comando dado pela professora os alunos deveriam responder sentando, deitando ou rolando.
     

      Atividade 2: Rolamento lateral (duplas).

 Em duplas, um aluno deitado no solo em decúbito dorsal, o colega que forma a dupla deitado na posição oposta, um segurando o calcanhar do outro. e rolando lateralmente.

     Atividade 3: Progressão da queda de costas.

     Sentado no solo, joelhos flexionados próximos ao peito, pernas entrelaçadas, braços estendidos, ao rolar as costas pelo solo bate as mãos ao lado do seu tronco.



 Helicóptero: com o queixo no peito, as pernas flexionadas em posição de borboleta, com as mãos segurando na ponta dos pés, ao cair para trás deve -se rolar para o lado direito ou esquerdo, deve tentar levantar-se para o lado de maior habilidade.




      Atividade 4: Rolamento lateral.

Rolamento Lateral: Deitado no solo com a perna esquerda flexionada ao solo, a perna direita flexionada e a sola do pé  encostada no solo, o joelho em direção ao teto, braço direito flexionado com a mão no abdômen, e a  mão esquerda no lado apoiada no solo com um ângulo de aproximadamente 40°, no sinal dado pela professora os alunos devem rolar de um lado ao outro encostando a perna direita no solo, e a perna esquerda o joelho fica em direção ao teto, e a mão esquerda no abdômen , variando as posições, lado a lado.


     Atividade 5 : Adoleta.

Progressão da atividade anterior com a brincadeira Adoleta, aumentando a intensidade de acordo com a velocidade da canção.

   Atividade 6: Queda de costas em pé 

Agachados  os alunos vão  estender a perna direita para o lado esquerdo e cair, apoiando a mão direita ao lado do corpo, com o queixo no peito.

EM BREVE NOVAS ATIVIDADES!!!!!