quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Aula Lutas 21/08/2012! Permanecemos Fortes.

Iniciamos o dia trabalhando com jogos de oposição, e realizamos 6 tipos de classificações de jogos de oposição.

1º Rapidez/ Atenção; 2º Conquista de território; 3º Conquista Objeto; 4º Desiquilibrar; 5º Reter/ Imobilizar; 6º Combate.

Durante a vivência dos jogos a criança estará sendo estimulada a trabalhar os aspectos cognitivos, sócio-áfetivo e motor. Desta forma a atividade visa contribuir para o desenvolvimento integral do aluno.


1º Atividade:  "Mãe Cola", Entre os alunos, um é o pegador, o resto do grupo estará livre. Em quem o pegador pegar( dos participantes livres) está colado e não poderá sair do lugar, terá que ficar na mesma posição em que ficou colado, até que outro participante que está livre o toque, então poderá se mexer novamente e voltar a brincar. O objetivo é não deixar que o pegador te pegue, pode correr, desviar-se, etc e descolar os participantes que estão colados.


2º Atividade: "Conquista de território", Foi feita uma divisão no meio do tatame, para cada ponta do tatame foi colocado um banbolê com uma bola dentro de cada banbolê. Foi dividido em duas equipes, com o objetivos de ultrapassar a linha demarcada ao meio do tatame, apenas engatinhando, arrantando-se, rolando, sem ficar em pé e pegar a bola dentro do banbolê do adversário e voltar para seu campo inicial.

Ação Motora:

Ataque: Tocar, Agarrar, Reter, Imobilizar, Desequilibrar;
Defesa: Esquivar-se, Livrar-se, Resisti;

3º Atividade: "Conquista de objeto", Todos os alunos em duplas, recebiam um colete de treino e colocavam na lateral da calça onde o objetivo da brincadeira era o indivíduo retirar o colete pendurado na lateral da calça do adversário.

Ação Motora:

Ataque: Ataque, Desequilibrar, Imobilizar;
Defesa: Defesa, Resistir, Livrar-se, Esquivar-se;

4º Atividade: "Desiquilibrar", Todos os alunos em duplas, apoiavam umas das pernas sobre a mão do colega e ficava apenas com apoio sobre uma perna, e seu colega da mesma forma. O objetivo da brincadeira era os dois participantes tentar desiquilibrar o seu colega, de maneira que um dos participantes viesse a cair no tatame.

Ação Motora:

Ataque: Desequilíbrio, Reter
Defesa: Livrar-se, Resistir;

5º Atividade: "Reter/ Imobilizar", Ao centro do tatame foi colocado uma bola, e nas pontas do tatame dois banbolês e nas laterias do tatame dividiu-se em duas equipes com cada participante recebendo um número, que foi enumerado de 1 a 15, cuja o objetivo da brincadeira, quando chamado o número, dois participantes das laterais fossem engatinhando, rolando, sem tirar o pé do tatame pegar a bola do centro do tatame e levar até o banbolê demarcado para cada equipe.


Ação Motora:

Ataque: Tocar, Agarrar, Reter, Imobilizar
Defesa: Esquivar, resistir, Livrar-se, Bloquear;

6º Atividade: "Combate", em duplas, os participantes tinham seu adversário frente a frente para disparar toques, entre os ombros, abdomem, joelhos, tronco, com o objetivo de esquivar-se e tranferir esses "golpes" em determinada região estabelecida.

Ação Motora:

Ataque: Tocar, Desiquilibrar, Reter, Imobilizar
Defesa: Esquivar, Livrar-se, Bloquear;

Um comentário: